slideslide

 

 
 
 
 
 
 
Consultoria de Soluções Financeiras e Corporativas
 

Planejamento sucessório: o que é e quais suas vantagens?

Saiba o que é plano sucessório e quais suas vantagens. Talvez você já tenha ouvido falar sobre o planejamento sucessório, e que essa ferramenta é muito eficiente para auxiliar você e sua empresa a proteger o seu patrimônio, blindar de possíveis problemas tributários e até mesmo reduzir problemas com herdeiros. Porém existem diversas pessoas que não sabem o que é o planejamento sucessório e as vantagens que ele pode oferecer. Pensando nisso elaboramos esse artigo para que pudéssemos explicar de f

Planejamento sucessório: o que é e quais suas vantagens?

Palavra-chave: Planejamento sucessório

Meta descrição: Saiba o que é plano sucessório e quais suas vantagens.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o planejamento sucessório, e que essa ferramenta é muito eficiente para auxiliar você e sua empresa a proteger o seu patrimônio, blindar de possíveis problemas tributários e até mesmo reduzir problemas com herdeiros.

Porém existem diversas pessoas que não sabem o que é o planejamento sucessório e as vantagens que ele pode oferecer.

Pensando nisso elaboramos esse artigo para que pudéssemos explicar de forma clara o que vem a ser essa ferramenta de proteção, para contribuir com seu conhecimento sobre o assunto.

O que é Planejamento sucessório?

O planejamento sucessório é pouco conhecido, por isso vemos diversos conflitos entre herdeiros, com acontecimentos comuns como divórcio, herdeiros desconhecidos e até mesmo o falecimento.

Mesmo o planejamento sucessório sendo muito caro, complexo e envolvendo diversas coisas, como empresas, gestão familiar, mudança do regime de bens entre diversas outras coisas, ou seja, envolvendo muitas áreas do Direito Civil, ele continua sendo um instrumento vantajoso e importante para blindar as famílias e empresas de futuros problemas que podem ser evitados com produtos financeiros ou profissionais como advogados, contadores e economistas com conhecimento especializado para prestar um serviço de excelência nessa área.

Dessa forma é possível realizar a transferência de bens sem geração de conflitos entre os familiares, sócios ou conglomerados financeiros de modo racional e muito seguro, respeitando os direitos de cada um. Tudo isso graças ao planejamento sucessório.

Portanto ele é importante na redução de impostos de transmissão e para respeitar o desejo dos detentores do patrimônio.

Ferramentas do planejamento sucessório

A ferramenta moderna e mais utilizadas no planejamento sucessório é a holding familiar.

Podemos dizer que ela é um tipo de “empresa” que possui como objetivo social tomar conta de seus móveis, casas, empresas, automóveis e o que fizer parte do patrimônio, geralmente inserido em empresas de origem familiar.

Quais são suas vantagens?

Agora que você já sabe como funciona o planejamento sucessório, pode se perguntar quais são as vantagens em utilizar essa ferramenta.

Lembre-se que, para atingir essas vantagens, é preciso estudar a estrutura social de sua família, a situação em que seu patrimônio se encontra e também os interesses de uma empresa de contabilidade.

Vantagem 1: proteger o seu patrimônio

Certamente essa é a principal função ao pensar em utilizar o planejamento sucessório, assim os riscos de alguém indesejado ficar com seus bens ou atividades empresariais serão reduzidas.

Desse modo, o planejamento sucessório também irá impedir conflitos entre seus herdeiros, principalmente com aqueles que acabam entrando na família por algum tipo de interesse.

Vantagem 2: redução de despesas, tempo e outras coisas

Ao utilizar o planejamento sucessório, você acaba não precisando mais utilizar o inventário convencional (onde mostram os bens).

Fazendo com que ao utilizar o Planejamento sucessório, você tenha uma redução nas despesas, no tempo, e principalmente na burocracia no processo.

Vantagem 3: a família irá se sentir confortada

Como é mostrado em diversos filmes, novelas ou séries, quando se tem que decidir com quem irá ficar a herança, acabam gerando momentos de desconforto e insegurança, logo trazendo alguns conflitos. Porém, graças ao planejamento sucessório, podemos evitar esses problemas, acalmando a família pela sensação de segurança gerada pelo processo, diminuindo e até mesmo eliminando possíveis problemas.

Vantagem 4: escolher outro regime de bens no casamento

O planejamento sucessório torna possível a escolha do regime adequando de casamento ou união estável, trazendo agilidade e rapidez em caso de dissoluções ou mudança de estratégia nos relacionamentos, porém em um inventário judicial esses processos podem ser longos, principalmente se houverem conflitos com herdeiros.

 

Essas seriam uma das maiores vantagens ao decidir utilizar o planejamento sucessório. Então ficou interessado em aplicar essa ferramenta?

O Planejamento sucessório é muito pouco conhecido entre as pessoas e empresas, por isso esperamos que, com esse artigo, tenhamos contribuído para o aprendizado sobre o tema e quem sabe gerado em você mais interesse sobre o assunto.

Tecnologia do Google TradutorTradutor