slideslide

 

 
 
 
 
 
 
Consultoria de Soluções Financeiras e Corporativas
 

Investimentos: quais os tipos mais comuns no mercado?

Está afim de investir seu dinheiro? Conheça os tipos mais comuns de investimentos no mercado e aprenda a fazer seu dinheiro render cada vez mais.

 

Está afim de investir seu dinheiro? Conheça os tipos mais comuns de investimentos no mercado e aprenda a fazer seu dinheiro render cada vez mais.

O termo investimentos tem se tornado um constante interesse de muitas pessoas. As mesmas compreenderam que não existe só a poupança e ainda, que ela não rende tão bem quanto parece.

Desse modo, se você é uma dessas pessoas, é fundamental que se conheça bem como funciona esse universo financeiro. Essa é a melhor maneira de garantir que suas economias estão de fato rendendo.

Portanto, esse post vai te deixar por dentro dos tipos de investimentos mais comuns. Até o final dessa leitura será possível compreender sobre as formas de fazer com que seu dinheiro trabalhe para você.

1- Tesouro Direto

Esse é sem dúvidas um dos tipos mais conhecidos atualmente. Criado pelo Governo Federal, o Tesouro Direto facilita o processo de negociação dos chamados títulos públicos.

Basicamente, você empresta dinheiro para o governo em troca de um título de crédito. Esse último tem uma data de validade que, quando atingida, significa que é hora de receber o pagamento da dívida.

Então, o órgão devolve seu dinheiro, junto com os juros aplicados. Eles inclusive, são definidos no fornecimento do título. É uma das alternativas de investimentos mais seguras.

2- Investimentos em ações de empresas

Esse esquema funciona da seguinte maneira. Você compra uma ação de uma empresa e se torna sócio dela. Assim, é possível obter vantagens com a valorização e venda dessas ações e ainda, pelo que se chama de dividendo.

No entanto, é importante ressaltar que esse tipo aqui se baseia no conceito de renda variável. O mercado é bem volátil e, portanto, é difícil ter certeza de que uma ação irá crescer.

Geralmente, essa é uma das alternativas que proporciona rendimentos bem interessantes. Por ser um tanto complexo, é necessário estudar um pouco sobre esse sistema, antes de colocar seu dinheiro nele.

3- CDB

Esse é um dos tipos de investimentos bem similar ao Tesouro Direto. A diferença é que aqui, você estará emprestando seu dinheiro para o banco. Depois de determinado tempo, a instituição te devolve o mesmo valor acrescido de juros.

No entanto, caso o banco não consiga realizar esse pagamento, você estará protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos. Qualquer eventual problema, ele te devolverá uma parcela ou todo o seu dinheiro.

4- Investimentos em LCI e LCA

Trabalham dentro do termo renda fixa. O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são emitidos tanto por bancos quanto por instituições financeiras.

Ainda, a maior vantagem desses tipos, é que eles são isentos de imposto de renda e IOF para pessoas físicas. Também, todo o seu dinheiro está protegido pelo Fundo de Garantia.

5- Fundos de investimentos

Definido como uma aplicação financeira coletiva. Ele reúne o dinheiro de várias pessoas e aplica em um só local. Nele, você elege o gestor do fundo, que é quem irá ficar responsável por ficar de olho no mercado.

Então, ele é uma alternativa muito usada por pessoas que não tem tempo para esse tipo de atividade constante. Esses são tipos de investimentos mais comuns atualmente. Agora é com você, escolha um e aplique seu dinheiro.

Tecnologia do Google TradutorTradutor